É um cantar que nasceu pelos corredores da fronteira, e há muito tempo é assim, andejar e andejar, distâncias que são encurtadas pelas patas de fletes, e relatadas aqui pelo linguajar próprio, de campo.

Aqui vamos relatar o que vivenciamos, sentimos e até os sonhos que nos rodeiam, a cada passo do flete destino de quando em quando firmamos os arreios do pensamento e paramos n'alguma porteira divisora de razões, daí que brotam as discussões, cada um defende suas origens, peleiam por algum ideal, mas não podemos esquecer de que andamos sempre "Compondo Rastros".

Cada um tem seu passado que cruzou, deixou "rastros", por isso temos que firmar a rédea do destino e seguir firme na estrada que escolhemos, é por aí o caminho que estamos "Compondo Rastros".


"Sou herdeiro dos caminhos,
Do rastro que me condena
Canto aqui as minhas penas
Colhidas por tantos pagos
Aroma de terra e pasto
Adoçado de sentimento
Que se mesclou aos ventos
Pra compor os meus rastros"



Carlitos da Cunha de Quadros

Santa Maria - 24/07/2010

Tempo Chuvoso


Radio Fronteira Gaúcha

Get the Flash Player to see this player.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Relatos...


Reculutando recuerdos num mate de tarde fria, revivo um tempo perdido nas cambotas dos corredores, repassa um sonho estraviado nas grotas da nostalgia, rastreando a saudade grande das invernadas compridas do pensamento.
Tento buscar imagens de um tempo em que hoje tornou- se lembrança, cismando em buscar respostas para tantos caminhos proferidos pelos rumos as vezes perceptível que a vida escolhe, a triste visão de vida do campo, que em vez de gadarias e pingos buenos, só se avista árvores e mais árvores.
E assim me basta relembrar meu pago , das marcações, das campereadas, tropeadas, ruedos e domas, que lindo era, e tão despercebidas passavam as horas. 
“Relatos” o nome ideal para cada dia vivido naquele chão de homens campeiros, de domadores, pealadores e tropeiros.

Gustavo Martins -Dom pedrito-

Foto ilustrativa: Fernanda Simões

3 comentários:

  1. Até que um dia...
    saiu outro texto teu ermão, custou mas valeu a pena, poucas palavras mas com grande significado, que bom que abriu espaço para falar dos "arvoredos", hehe, te digo ermão, nossos ermãos estão trocando cavalos e arreios por machado e motoserra, será que é isto que a evolução reserva para nossos ermãos de campo? Ou será um castigo aos que pisam na nossa cultura e nós mostram verdadeiros palhaços lá fora?
    ...poisé vai saber né Gustavo, baita texto, ta de parabéns, abração ermaão!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindissimo Gustavo,Parabéns!A foto ficou ainda mais bonita perto de palavras com tal significado,valor e sentimento...

    ResponderExcluir
  3. Bueníssimo "Relato"...
    Nos faz pensar nos valores que a cada dia que passa ficam mais esquecidos...
    Saludos!
    Abraço!

    ResponderExcluir